“La calidad es nuestro principal objetivo”

Arabian Farms se esfuerza por ser el Rolls Royce de la industria avícola de los EAU

Arabian Farms ACM NT Compact

Los Emiratos Árabes Unidos tienen una población de 9,4 millones de habitantes, compuesta por casi 200 nacionalidades. Los habitantes extranjeros son los principales consumidores de productos avícolas y están dispuestos a gastar más en alimentos de calidad. Arabian Farms ha aprovechado la oportunidad centrándose en el segmento superior del mercado. “La calidad es nuestro principal objetivo”, afirma el Dr. Suheel Ahmed, director general de Arabian Farms Investment LLC.

O Dr. Suheel explica a escolha da empresa pela Marel: “A Arabian Farms quer ser o Rolls Royce dos operadores avícolas, sendo a qualidade nosso foco principal. Para diferenciar-nos, escolhemos apenas os melhores fornecedores para nossas incubadoras, granjas e fábrica de processamento. A Marel foi uma das selecionadas devido a seu forte nome e posição de liderança no mercado. Nosso objetivo era oferecer produtos de frango locais inovadores que atendessem ao nosso mercado. Precisávamos das máquinas mais eficientes fabricando produtos da mais alta qualidade. É por isso que escolhemos o equipamento da Marel.”

A implementação transcorreu muito bem. “De ambas as partes, foi um projeto gerenciado de modo muito profissional, bem-planejado e sem mal-entendidos nem atrasos. Do nível mais alto ao operacional, todos fizeram um trabalho excelente. Todos trabalharam muito para cumprir os requisitos, concluindo o projeto em um tempo extraordinariamente curto, apesar da pandemia na última fase.”

Arabian Farms Evisceration

Expectativas do mercado

Nos EAU, os consumidores estão dispostos a pagar mais por alimentos de qualidade. A Arabian Farms enfoca nessa extremidade superior do mercado, com sua estratégia de mudar a mentalidade das pessoas dos congelados para os frescos. A empresa está convencida de que os frangos frescos produzidos localmente terminarão substituindo a maioria dos produtos congelados. Como explica o Dr. Suheel, “o mercado de cortados já cresceu consideravelmente para 50-60% em alguns estabelecimentos e essa tendência continuará. Os consumidores estão buscando a praticidade. Agora, são poucos os consumidores que querem preparar um frango inteiro ou cortar eles mesmos o frango em casa. Com o aumento dos produtos cortados, prevemos que os frangos, que atualmente pesam cerca de 1.350 gramas, ficarão maiores. Isso é financeiramente atraente, porque peças cortadas maiores simplesmente geram mais dinheiro.”

Exposição Mundial

“Nossa rede de distribuição é enorme, atendendo a todos os canais. Hoje, 70-80% dos nossos ovos de mesa são distribuídos por meio de grandes estabelecimentos do varejo. Planejamos fazer o mesmo com nosso negócio de frangos. Queremos ser fortes em outros canais também, como no setor de hospitalidade e pequenos supermercados”, conta o Dr. Suheel. “Esperamos muito da Expo 2020 que foi adiada. É a primeira Exposição Mundial a ser realizada no Oriente Médio e ocorrerá de outubro de 2021 a março de 2022, com uma previsão de 25 a 30 milhões de visitantes. A Expo provavelmente impulsará muito a demanda por produtos de frango frescos produzidos localmente, com ênfase em restaurantes e hotéis de alta categoria. Esses seis meses abrirão muitas oportunidades para os produtores que estiverem à altura do desafio.

Arabian Farms Downflow

Precisávamos das máquinas mais eficientes fabricando produtos da mais alta qualidade

Arabian Farms Suheel

Dr. Suheel Ahmed
Director general de Arabian Farms Investment LLC.

O processo

A Marel equipou a fábrica da Arabian Farms em Al Ain com uma linha de processamento de 3.000 aph, iniciando na linha de abate, que inclui escaldadora, depenadora, extratora de cabeças e cortador de patas. Em seguida, vem a evisceração, com uma VOC para abertura e corte combinados de cloacas e, logo após, uma evisceradora automática Nuova CoreTech. Após a coleta semiautomática dos miúdos, um cortador NIC e um lavador adicional para limpeza e umidificação concluem o trabalho de evisceração. Os produtos são resfriados em um túnel de resfriamento a ar DownFlow+, único na região. A gerência da Arabian Farms fez uma boa pesquisa sobre a perda de rendimento durante o resfriamento e chegou à conclusão de que essa forma de resfriamento a ar era a mais eficaz e eficiente para sua produção. Uma classificadora SmartLine classifica aves inteiras. Cerca de 50 a 60% dos produtos vão para a linha ACM-NT Compact para corte. Esse sistema corta asas e pernas inteiras ou separa coxas e sobrecoxas. As metades anteriores vão para uma linha de cone para filetagem. Uma TargetBatcher cria lotes de produtos com peso fixo.

Tratamento de águas

A Marel também instalou a estação de fornecimento e tratamento de águas da Arabian Farms. Primeiro, o prétratamento físico já remove a metade da poluição das águas residuais coletadas. Os processos biológicos em várias bacias removem o resto, até que a aeração da superfície na última bacia separa o lodo biológico da água purificada. Como comenta o Dr. Suheel: “Al Ain fica no deserto e a água é um bem valioso. Mesmo assim, precisamos de uma grande quantidade de água para operar nossa fábrica. Nossa estação de tratamento de águas residuais significa que não precisamos descartar nossa água usada. Temos planos de irrigar nossos 800.000 m2 de terra, plantar árvores e transformá-los em uma grande área verde, fazendo nossa humilde contribuição para o meio ambiente.”

Arabian Farms Building

Sobre a Arabian Farms

A Arabian Farms é uma empresa com sede na Arábia Saudita e duas acionistas, a Sedco Holding e a Bugshan Investments. A Arabian Farms iniciou suas operações em 1978 com uma granja de produção de ovos na periferia de Riade. Em 1999, a empresa expandiu-se para os Emirados Árabes Unidos. A filial de Dubai logo tornou-se o carro-chefe do grupo, produzindo 120 milhões de ovos por ano. Com um firme compromisso com a qualidade, serviço e inovação de produtos, a Arabian Farms construiu uma identidade de marca muito forte com o nome SAHA. Embora 60% dos ovos dos EAU sejam produzidos localmente, a carne de frango produzida localmente engloba apenas 20% do mercado. O resto é importado principalmente como frango congelado. Para aproveitar esse enorme potencial, a Arabian Farms investiu no novo projeto em Al Ain para produzir 6.000 toneladas de carne de frango da marca SAHA por ano.



Póngase en contacto con nosotros

Nuestro equipo especializado está aquí para ayudarle y responder cualquier pregunta que pueda tener. Rellene el formulario y nos pondremos en contacto con usted a la mayor brevedad posible. Quedamos a la espera de sus noticias.